De vez em em quando nós somos assaltados com o pensamento: “Vale a pena ser um cristão?”- “Será que não seria melhor cuidar da vida, fazer com todo mundo faz, porque afinal ninguém liga para nada mesmo?” Esse é o tema: Vale a pena servir a Deus?
Ler Malaquias 3:13-18
TRANSIÇÃO
É melhor servir a Deus, mesmo na pobreza ou sofrimento, do que passar pelo julgamento divino. Os olhos do Senhor estão atentos sobre todos nós.
I. OS MALDOSOS DENTRE O POVO DE DEUS
A. Proferem palavras contra Deus
- Uma realidade escondida que não passa desapercebida aos olhos de Deus2. Palavras agressivas contra o Senhor2. Fingimento diante de Deus: “Que temos falado contra tí?”
B. A inutilidade em servir a Deus - “Inútil é servir a Deus”
- É perda de tempo ser fiel a Deus em todos os seus mandamentos
- Deus gosta mais dos ruins e dos que cometem iniquidades
- Dupla acusação: Deus não recompensa os bons e recompensa os ruinsC. Existe um aspecto de irreverência para com o Senhor Deus nestas palavras.1. Finge que é servo, mas as ações contradizem as palavras2. “Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado” Tg 4.17
II. OS BONDOSOS DENTRE O POVO DE DEUS
A. Uma ação concreta daqueles que temem a Deus
A. Houve uma ação coordenada entre eles
- Uma atitude foi tomada: escrever um memoria
- (para não esquecer dos feitos de Deus).
B. As características destas pessoas bondosas - São tementes a Deus
- Creem que Deus não está ausente das nossas vidas, enquanto que os falsos só importam com o momento em que estão vivendo, pois se não enxergam as bênçãos de Deus naquele momento, não enxergarão jamais
III. OS OLHOS DE DEUS ESTÃO SOBRE OS BONS E MAUS
A. Deus está atento e vê o que se passa entre nós
B. Deus tem promessas para aqueles que o reconhecem em seus caminhos
- Presente: São meus
- Futuro: Nos preparará para um dia especial3. Nos livrará das calamidades que vão afligir os ímpiosC. Deus afirma que existe uma diferença entre:1. O justo e o injusto
- O que serve a Deus e o que não serveD. Devemos descansar neste fatoCONCLUSÃO- O que está sendo julgado aqui é o imediatismo do ser humano e a sua falta de capacidade de perceber Deus agindo mesmo nas circunstâncias mais difíceis da vida.
Conclusão:
Vale a pena servir a Deus? ou é melhor cuidar da vida enquanto é tempo e deixar para os que não tem o que fazer este negócio de servir a Deus?- Somente você e o tempo poderão dizer se vale a pena ou não? Para uns talvez possa ser tarde demais.
Antonio Carlos Barro
Faculdade Teológica Sul Americana
vale a pena servir a Deus