neste sermão vamos aprender sobre a santificação pela graça
Texto: 2 Ts 2.13
Não conseguimos por nós mesmos vencer o pecado, e sermos santos, pois somos um ser caído e necessitamos da graça de Deus em nossas vidas. Mas Deus anseia e deseja, que sejamos santificados,
1. Deus nos santifica pela graça
a) com fé em Jesus Cristo
Efésio 2:8 –onde diz que somos salvos pela graça, não por obras para que ninguém se glorie, mas pela fé em Cristo Jesus. A graça é sempre a base do nosso relacionamento. Um fruto da entrega total a Deus.
Se vivermos por nosso próprio esforço, lutarmos para conseguirmos uma vitória por si mesmo, o ser humano começa a vangloriar-se e entra em ação o orgulho, soberba, sofisma, altivez etc..
Aplicação- convite a se render aos pés da cruz, deixar o nosso fardo e fazer do Senhor Jesus o Senhor das nossas vidas
2. Deus anseia pela santificação para uma comunhão com Ele
a) Deus não faz comunhão com o pecado
temos que nos conscientizarmos que somos pecadores e Deus é santo, e que estamos destituídos da glória de Deus. Para vencermos a natureza pecaminosa precisamos estar dependentes de Deus, porque não vencemos o pecado que habita em nós por nós mesmo, Ele conhece as nossas limitações e fraquezas.
Jesus se fez homem para sentir e mostrar à nos que passou por tudo isto e venceu, e se faz vencedor por nós
b) Deus anseia pela comunhão
Para um relacionamento íntimo, de Pai para filho, de um amigo. Será que a nossa vida tem relacionamento íntimo com Ele? Vamos tomar o exemplo de Marta e Maria cfe Lucas 10:38-42, onde Maria deixa todos os afazeres para estar aos pés de Cristo para honrá-lo, ouví-lo, agraciá-lo, receber de Deus o melhor, não importando no momento para aquilo que deveria fazer. Enquanto que a Marta preocupa-se com outras coisas e despreza aquilo que poderia receber naquele momento, preferiu estar com as atividades em dia e depois se sobrar tempo estar com Jesus. Não estou dizendo que devemos que largar tudo e ficar só confinado em uma igreja, mas priorizar todos os dias, um momento a sós com Ele, uma demonstração de dependência e amor.
Aplicação: qual o estilo de vida que escolhemos?
3. Deus anseia pela nossa santificação porque Ele é santo
a) Nos chama para sermos santos
Para sermos seguidores de Jesus, demonstrada com exemplos e amor. Ele se fez santo por nós, morreu por nós, ressuscitou dentre os mortos trazendo-nos vida e ainda mostra o caminho a seguir para se chegar à Deus santo e imaculado. Enfim, nos dá exemplos, paga o preço e ainda mostra o caminho que devemos andar para se chegar à Deus.
Aplicação: exemplo vida controlado pelo eu versus vida controlado por Cristo
- Aplicação – na sociedade – presenciamos um mundo conturbado, cheio de violências, corrupções, injustiças, individualismo. Totalmente descrentes do amor e justiça, Jesus nos chama para sermos luz e sal, termos um bom exemplo para testemunhar da sua graça e amor para com a sua criação. Com a ajuda de Cristo e com o seu amor e misericórdia, podemos seguir seus passos.
Conclusão – Jesus venceu por nós, para sermos a imagem e semelhança Dele, vencedores em Cristo, não por nós mesmos mas atribuindo à Jesus Cristo de Nazaré toda a honra e glória, sermos verdadeiros adoradores, dependentes do seu amor e misericórdia. A santificação uma característica a ser desenvolvida em nós, como filho de Deus.
Autora: Leticia S. K. Saito
Visite o site www.ejesus.com.br
//flp