O aspecto fundamental da fé exposta nas Sagradas Escrituras é que é através dela que nós conseguimos a nossa justificação.
Justificação é o ato de Deus em declarar um pecador justo baseado na suficiência do sacrifício de Cristo. Este é um ato instantâneo que ocorre no início da vida cristã.
Hoje iremos conversar um pouco a respeito deste importante aspecto da vida cristã.
A justificação não é algo misterioso, místico, uma transformação física que ocorreu em nosso ser, ou um super derramamento de poder em nossas vidas de sorte a nos tornar em pessoas que não podem mais pecar, ainda que tenha algo de cada um destes elementos e potencialmente, todo eles. A justificação indica que a partir do momento em que aceitamos a Cristo como nosso salvador os nossos pecados estão pagos por Ele e Deus não vai mais cobrar por eles.
Prop. Justificação é obra de Deus e não nossa.
OI. Como Deus fez esta obra?
OT. Paulo, em Rm 3:21-26, nos mostrará como Deus realizou esta justificação em nossas vidas.
JUSTIFICAÇÃO, POR LEI OU POR FÉ? (21-23)
A falha da justificação pela lei (21)
O homem tentava ganhar sua justificação, mas em vão.
Agora é a vez de Deus mostrar sua justiça.
Sem lei:
Não é merecida.
Não provem de obras
Não quer dizer que vivemos sem lei, mas que somos justificados sem ela.
Testemunhada pela lei e profetas:
Significa todo o AT.
O conceito de justificação pela fé não é estranho ao AT.
O ser e o fazer
O poder da justificação pela fé (22-23)
Alcança a todos:
Porque não há distinção.
Deus não faz acepção de pessoas (Dt 10:17)
O que há é o Povo de Deus.
Antes Israel.
Agora a igreja.
Porque todos pecaram.
O pecado é um mal universal.
O pecado desagrada a Deus.
Justificação só por fé.
Porque todos carecem da glória de Deus.
O pecado nos fez perder esta glória.
Esta glória é a provação divina.
Logo, é a justificação.
Res. Este é o plano de Deus em justificar o homem. Mas surge uma pergunta:
OI. Como Deus, sendo o juiz do universo, pode declarar alguém inocente se ele merece ser condenado?
OT. Isto nos leva a Segunda parte do plano:
AS MEIOS DA FÉ PARA NOSSA JUSTIFICAÇÃO (24,25)
A fé espera na graça de Deus (24)
A salvação não nos custou nada.
Não poderíamos pagar o preço.
Graça é favor imerecido:
Não por meus méritos
Me escolheu por seu grande amor.
É um alívio para o crente.
É um incentivo a amá-lo.
É um incentivo a santidade.
OT. A salvação foi de graça pra nós, mas houve um preço.
A fé espera na redenção providenciada por Cristo.
Um termo usado nos mercados de escravos.
O pecado nos escravizava (Rm 7:14)
Cristo pagou o preço por nós (I Pe 1:18,19)
Nossa redenção foi pela morte de Cristo (Mc 10:45; Ef 1:7)
A fé espera na propiciação realizada por Cristo.
Termo usado nos templos: o aplacamento da ira de um deus por meio de uma oferta.
Todos nós estávamos debaixo da ira de Deus.
Na cruz, Cristo recebeu toda ira e juízo de Deus contar nós.
Res:
Sim, seria injustiça se ele perdoasse sem que alguém pagasse o preço.
Nós não poderíamos pagar.
Então Deus providenciou o pagamento.
Ilustr. Juiz (pai) X Réu (filho)
OI. Mas por que Deus fez isto?
O MOTIVO DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (26)
Demonstrar a sua justiça
Que ele realmente castiga o pecado.
Deus não poderia só nos perdoar.
Castigou nosso pecado em Cristo.
Que só ele poderia pagar pelo pecado
Um morto não pode fazer nada por si (Ef 2:1).
Nossa ofensa era infinita:
Pois ofendemos um Deus infinito
O preço era infinito.
Logo, só Deus podia faze-lo.
A ofensa era dos homens:
Foram os homens que ofenderam a Deus.
Os homens tinham que pagar.
Então, Deus se tornou homem.
Se mostrar justo e justificador
Deus não poderia simplesmente nos perdoar, pois deixaria de ser justo.
Deus desejava nos perdoar:
Então Ele pagou o preço.
Foi por amor, não por méritos.
Conclusão
Hoje vimos que a fé que pregamos produz em nós justificação. Mas que esta justificação é obra exclusiva de Deus e não depende em nada de nossos esforços.
A justificação é a restauração da imagem de Deus em nossas vidas, mas só podemos consegui-la através de um encontro com Cristo através da fé.
Hb 11:6
Vamos então dar este passo de fé e buscar ao Senhor enquanto podemos acha-lo.