Somente Deus

Este sermão é baseado no belo Salmo 62, salmo de Davi. O título Somente Deus reflete a esperança do salmista. Leia e ore sobre o que ele escreve.

Introdução

1. Uma das coisas mais desesperadoras da vida é quando precisamos de ajuda e buscamos freneticamente alguém que possa estender-nos as mãos, que possa tirar-nos daquela situação de calamidade, e ninguém se apresenta para nos ajudar.

Transição

1. A Bíblia que é a palavra de Deus, é um livro sábio e cheio de conselhos quando se trata de buscar socorro e livramento para os nossos problemas.  No Salmo 60:11 nós lemos: “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.”  

2. Em outro lugar nós lemos quando o próprio Deus lamenta porque Israel busca auxílio em outras fontes: “Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro, e se estribam em cavalos; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros porque são mui fortes, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor” (Isaías 31:1).

O que devemos fazer então em tempos de angústia, de grandes necessidades?

Este salmo nos dá algumas respostas:

  • Não sabemos o que motivou Davi a escrever. Não vi nenhum comentarista dizer que foi por causa de Absalão, seu terceiro filho.
  • É uma poesia, que foi cantada.
  • É conhecido como The Only Psalm (O Somente Salmo). 6 vezes aparece a palavra somente (1,2,4,5,6 e 9). Nas versões em Português não aparece muito bem.
  • O nome Jedutun significa “louvar” ou “adorar”. Era um nome para o levita sobre o qual lemos na Bíblia, porque ele era um dos principais músicos de Davi (1Crônicas 16:41–42; Salmo 39:1). Os outros diretores de coro mencionados nos Salmos e 1Crônicas foram Asafe e Hemã. Vários salmos foram designados para cada um desses três condutores, o que pode indicar que cada um se especializou em um tipo diferente de música. Os Salmos 39, 62 e 77 são atribuídos a Jedutum, indicando que seu coral ou músicos deveriam liderar a congregação nesses cânticos.

Olhemos para o Salmo

A. Esperar em Deus.  “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação” (Sl 62:1). 

1. Não é fácil aquietar o coração no meio de tantas tribulações e esperar uma direção divina.

2. É mais facil ficar desesperado: “Como isto pode estar acontecendo comigo?”

3. Lemos no v. 2: “Não serei muito abalado” ou em outra versão: “Não serei grandemente abalado”. 

4. A atitude correta não é a de desespero, portanto, mas de uma espera confiante em Deus que tudo sabe e tudo pode.

5. Esperar em silêncio pela libertação do Senhor (62:5).

B. Com a certeza de que Deus age.

1. Deus é a nossa esperança (62:5).

2. Deus é a nossa rocha (firma os meus pés) e o alto refúgio (guarda a minha mente) (62:6).

3. “…  agindo eu, quem o impedirá?” (Is. 43:13).

B. Age no seu tempo certo.

1. Esperar em Deus e ter a certeza de que ele vai agir não significa permanecer em atitude de passividade, pois esta atitude pode se transformar em pecado por omissão. 

2. “Em Deus faremos proezas” (Sl 60:12) nos ensina a Bíblia.  Deus nos orienta e capacita para trabalharmos o livramento.

3. O problema da espera é a tentação (62:10):

a. realizar por nossas próprias forças e depois dizer que foi orientado por Deus.

b. confiar nas coisas que nós possuíamos: riquezas, poder, sabedoria.

4. Lembremos que o poder pertence a Deus (62:11).

5. 1Samuel 30:6 diz: “Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus“. O que isto significa? Isso significa que quando Davi estava fraco, doente ou com medo, ele pedia a Deus que o ajudasse. Por pensar que Deus faria isso, Davi se sentiu forte novamente! Neste salmo, Davi se torna “forte em Deus” pensando em Deus como:

  · rocha e rocha forte

  · fortaleza e abrigo

  · segurança e esperança.

6. No verso 2 Deus é uma torre forte, enquanto ele no verso 3 é uma parede caindo.

Releitura a luz de Jesus Cristo e o NT.

  1. Deus nunca prometeu que não passaríamos pelas tribulações.  O contrário: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, disse Jesus (Jo 16:33).
    1. Olhamos para as aflições do ponto de vista da história bíblica. Todos passaram por elas.
    1. Olhamos para as aflições do ponto de vista da história do cristianismo.
  2. Ter medo …
    1. Do que temos medo?
    1. Na história da bíblica muitas pessoas tiveram medo. Adão, Jacó, Moisés, Josué, o anjo disse a Maria para não ter medo, os discípulos com Jesus e depois da ressurreição, Pedro.
    1. O próprio Davi: O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim. Salmos 55:4-5 NVI
    1. Ter medo é possível, mas tem que crer mesmo tendo medo. Tem que agir mesmo tendo medo.
  3. Galardão, v. 13
    1. Galardão significa recompensa por serviços relevantes que foram prestados. É uma espécie de prêmio; uma distinção pela realização de algum trabalho.
  4. Finalmente destaco o valor da comunidade, da amizade.
    1. Davi tinha muitos amigos e companheiros. Eles eram leais a ele.
    1. Estas coisas descritas neste salmo não podem acontecer sem a solidariedade dos que andam no mesmo caminho.

Conclusão

Deus que firmou conosco uma aliança de amor.

Autor: Antonio Carlos Barro

Faculdade Teológica Sul Americana

Comentários

comments

Contribua com sua opinião