1. Cristo é a cabeça da igreja
2. Cristo é o salvador da igreja
3. Cristo é o Senhor da igreja
4. Cristo amou a igreja
5. Cristo se entregou pela igreja
6. Cristo santifica a igreja
7. Cristo purifica a igreja
8. Cristo deseja que a igreja seja santa e irrepreensível
9. Cristo alimenta a igreja
10. Cristo cuida da igreja
Especialmente lemos: “Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo”. 5:29,30
1. Ninguém jamais odiou a sua própria carne/ninguém quis mal à sua própria carne/aborreceu
a. Detestar
2. Nós nutrimos a carne/alimenta
a. Alimentar para a maturidade
b. Fazer crescer
3. Nós cercamos a carne de alimento/cuida dela/sustenta
a. Aquecer, manter aquecida
b. Cuidar com amor cheio de gentileza
Assim como Cristo faz para com a sua igreja – assim como nós cuidamos de nós, Cristo cuida da igreja e assim como Cristo cuida da igreja nós devemos cuidar da igreja.
1. Ama a igreja
2. Nutre a igreja
3. Cuida da igreja
A autoridade de Cristo é fundada no seu sacrifício
Cristo é o esposo da igreja e a ama como o seu próprio corpo
Você me ama, perguntou Jesus a Pedro?
Sim!
Cuida das minhas ovelhas
A nossa união com a igreja é semelhante a união de Cristo com a igreja: corporal, vital e efetiva.
Conclusão:
Talvez vocês se entristecerão em saber que o irmão Outro Qualquer, um dos membros mais valorosos de nossa igreja morreu nesta semana. Outro Qualquer irá deixar uma grande lacuna entre nós que será difícil de preencher. Outro Qualquer tem sido membro de nossa igreja por muitos anos e durante todos estes anos ele fez mais do que lhe cabia na tarefa de cuidar da igreja. Quando precisava de alguém para liderar uma tarefa, Outro Qualquer sempre era procurado para o cargo. Outro Qualquer sabia trabalhar em grupo. Sempre que havia uma classe para ensinar, ou uma reunião para atender, um nome sempre vinha à nossa mente. “Vamos chamar Outro Qualquer”. Era de conhecimento de todos que Outro Qualquer foi um dos maiores doadores da igreja. Sempre que havia uma necessidade financeira, logo se pensava em Outro Qualquer para suprir a necessidade. Outro Qualquer era uma pessoa extraordinária, às vezes parecendo ser um super homem.
Agora Outro Qualquer partiu. Nós imaginamos o que será a partir de agora. Outro Qualquer deixou um exemplo maravilhoso a ser seguido, mas quem irá segui-lo? Quem irá fazer as coisas que Outro Qualquer fazia? Lembrem-se, nós não podemos contar mais com Outro Qualquer.
Pensem irmãos e irmãs o que poderíamos fazer, quanta missão poderíamos realizar se nós não dependêssemos tanto de Outro Qualquer – mas sim entendêssemos que cada um de nós tem a responsabilidade de alimentar e cuidar da igreja.
www.ejesus.com.br