Vivemos em uma era de grande egoísmo.
Não estou falando de um pouco de egoísmo, mas de uma exacerbada atitude egoísta que não leva em consideração o próximo, mas somente os interesses e prazeres próprios. É comum ouvirmos o “que se lasque os outros, desde que eu esteja bem”.
Uma pessoa que assim pensa, pode-se concluir que nunca leu a Bíblia e se a leu, não entendeu nada da história de Deus como os seres humanos.
A solidariedade é um conceito que pode ser encontrado na Bíblia, embora o termo em si não seja mencionado diretamente. A ideia de ajudar o próximo e compartilhar o que se tem com os necessitados é uma mensagem frequente em vários livros bíblicos.
Por exemplo, em Levítico 19:18, a Bíblia diz: “Não se vinguem, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor”. Isso pode ser interpretado como um chamado à solidariedade e empatia.
Além disso, em Mateus 25:31-46, Jesus fala sobre a importância de ajudar os necessitados e que aqueles que o fizerem serão abençoados, enquanto aqueles que não o fizerem serão condenados. E note-se que Jesus nem fala de coisas grandes ou difíceis de serem realizadas. Fala de um copo com água, fala de uma muda de roupa, fala de uma visita a um necessitado. Mas, nem isso conseguimos cumprir.
Portanto, embora o termo “solidariedade” possa não ser mencionado diretamente na Bíblia, a ideia de ajudar os outros e compartilhar com os necessitados é um tema central na mensagem cristã.
Para mim este é o ponto central da Bíblia. Amamos um Deus que se solidariza com a raça humana e, ao fazer isso ele doa. Não doa algo qualquer, doa o seu próprio Filho.
Quer mais prova de solidariedade do essa?
acbarro
Faça teologia na FTSA