Eclesiastes 8
1º. – QUANDO HÁ OPRESSÃO DOS QUE DOMINAM
“há tempo em que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo”.(8.9)
Houve um tempo em que alguns tinham o poder, e outros sofriam, dominados por eles. (8.9 NTLH)
2º. – QUANDO OS ÍMPIOS SÃO ELOGIADOS E OS BONS ESQUECIDOS.
“Nessas ocasiões, vi ímpios serem sepultados e gente indo e vindo do lugar onde eles foram enterrados. Todavia, os que haviam praticado o bem foram esquecidos na cidade. Isso também não faz sentido.” (8.10)
3º. QUANDO HÁ IMPUNIDADE
“Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal”. (8.11)
“Por que será que as pessoas cometem crimes com tanta facilidade? É porque os criminosos não são castigados logo”.(8.11 NTLH)
4º. QUANDO A INJUSTIÇA PREVALECE
“Há mais uma coisa sem sentido na terra: justos que recebem o que os ímpios merecem, e ímpios que recebem o que os justos merecem. Isto também, penso eu, não faz sentido.”
(8.14)
APESAR DISSO, ANDE NA LEI:
1º. – POR CAUSA DE DEUS
Este é o meu conselho: obedeça às ordens do rei porque você fez um juramento diante de Deus.
Não se apresse em deixar a presença do rei, nem se levante em favor de uma causa errada, pois o rei faz o que bem entende.(8.2,3)
“Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir.
Pois há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação.”(8.5,6)
A DIFERENÇA ENTRE MONARQUIA E DEMOCRACIA
O CRIME NÃO COMPENSA:
1º. – PELA AUSÊNCIA DA BÊNÇÃO DE DEUS.
“O ímpio pode cometer uma centena de crimes e até ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.Para os ímpios, no entanto, nada irá bem, porque não temem a Deus, e os seus dias, como sombras, serão poucos.”(8.12,13)
2º. – PORQUE O CRIMINOSO NÃO VIVE, NÃO SABOREIA A VIDA.
“Por isso recomendo que se desfrute a vida, porque debaixo do sol não há nada melhor para o homem do que comer, beber e alegrar-se”. (8.15)
A transgressão e o pecado embotam os sentidos da alma
“Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;
são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.(Romanos 1.28-31)
3º. – PORQUE NOS TIRA A CAPACIDADE DE ENXERGAR DEUS NO MUNDO.
“Quando voltei a mente para conhecer a sabedoria e observar as atividades do homem sobre a terra, daquele cujos olhos não vêem sono nem de dia nem de noite,
então percebi tudo o que Deus tem feito”. (8.16,17)
4º. PORQUE A ALEGRIA VERDADEIRA VEM DE DEUS.
Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.(Sl 4.7,8)
DAVI: O PAI DO ECLESIASTES
5º.- POR CAUSA DO JULGAMENTO DE DEUS
“a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego;glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.”(Rm 2.7-10)
PARA PENSAR:
“O céu ou o inferno não serão muito diferentes da terra se você andar com Deus. Somente quem é puro de coração e submisso a Deus experimentam o estado de graça que o torna um ser verdadeiro e legitimamente humano, capaz de experimentar a plenitude da beleza e do amor. Toda vez que você tiver a sensação de que o crime compensa, estará abrindo mão do que Deus tem para dar e buscando a felicidade em outro lugar. Trocar a satisfação em Deus pelo prazer efêmero do crime é tolice.” Dietrich Bonhoeffer
Pr. Gelson Magalhães