Justificação pela Fé – Aceitação e Redenção

Texto Bíblico: Romanos 3:21-24 (NVI) “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas; esta justiça de Deus é mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”

Reflexão:

Quando olhamos para a condição humana, somos confrontados com nossa imperfeição. A Palavra de Deus nos diz que todos nós pecamos e estamos destituídos da glória de Deus.

Essa realidade pode nos levar a sentir culpa e inadequação. No entanto, o maravilhoso evangelho de Jesus Cristo nos traz uma esperança transformadora: a justificação pela fé.

Paulo nos lembra em Romanos que Deus providenciou uma justiça que não vem através de nossos próprios esforços ou da obediência à Lei, mas por meio da fé em Jesus Cristo. Isso significa que nossa aceitação diante de Deus não é conquistada por nossos méritos, mas é um presente da graça divina.

Imagine um tribunal celestial em que o Juiz é Deus. Nós, como réus, apresentamos uma lista de nossas falhas e pecados. Mas em vez de pronunciar um veredicto de culpa, Deus nos declara justos por meio da fé em Seu Filho Jesus. Ele paga nossa pena com Sua própria vida e nos redime de nossa condição pecaminosa.

A justificação pela fé é um ato amoroso e misericordioso de Deus. Não é baseada em nossa capacidade de sermos perfeitos, mas na obra perfeita de Cristo na cruz.

Quando nos apegamos a essa verdade, nossos corações podem se encher de gratidão e adoração. A fé em Jesus nos liberta da condenação e nos conduz à aceitação completa diante do Pai.

Oração:

Querido Deus, obrigado pela maravilhosa verdade da justificação pela fé. Reconhecemos que somos pecadores e não merecemos a Sua graça, mas o Senhor nos amou a ponto de enviar Jesus para nos redimir.

Ajude-nos a confiar em Sua obra na cruz e a viver em resposta a essa graça, buscando agradá-Lo em todas as áreas de nossas vidas. Que a nossa fé cresça a cada dia e que possamos experimentar a paz e a alegria que vêm de estar justificados por Sua graça.

Em nome de Jesus, amém.

Faça teologia na melhor escola do Brasil

Comentários

comments

Contribua com sua opinião