Deus aborrece a opressão

INTRODUÇÃO: Como você encara a questão de oração? Ele soube a Deus numa intercessão individual e ate egoísta pois deseja bênçãos para você, os seus e a igreja talvez. Você ora pela justiça social. Ora contra a discriminação de qualquer espécie. Ilustrar: Russos, Collor, Pinochet

AT. DEUS ABORRECE A OPRESSÃO. Algumas razões que o texto nos comprova porque Deus aborrece a opressão. Qualquer tipo de opressão: Religiosa (Ricardo Gondim no livro É Proibido: O que a bíblia permite e a igreja proíbe. Denominacional (10 anos batendo na porta da FTBSP). Econômica (Servidores-5 anos sem aumento; SM-156 reais) Política (3197 desaparecidos e 19 estiveram na “Caravana do Terror”) Embargos Econômicos contra pequenas nações).

VOCÊ SABIA Que nos últimos 10 anos, o número de menores de rua aumentou 37% no Brasil? Que 8 milhões de crianças lutam desesperadamente para sobreviver nas ruas das grandes cidades do Brasil?.Que, sem teto, comida ou proteção, milhares delas sequer chegam à idade adulta?

VOCE SABIA: Que em Brasília foi pego em flagrante e preso sem direito a fiança um trabalhador que tirou a cascada de uma arvore em extinção para um remédio caseiro da sua esposa mas a PETROBAS que matam peixes, aves etc apenas levou uma multa com direito a recorrer e ninguém foi preso

VOCÊ SABIA José Zeferino da Silva, o Zeca dos Passarinhos, brasileiro, casado, desempregado. Detido por fiscais do Ibama, espancado e engaiolado, por tentar vender um casal de pardais na feira de Duque de Caxias. Crime contra a natureza, inafiançável. Foi visto numa cela infecta e promíscua de delegacia, comendo o pão que o diabo amassou. Henri Philippe Reichstul. De Origem estrangeira, presidente da PETROBRÄS, responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía de Guanabara, matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Crime contra a natureza. Encontra-se em liberdade. Foi visto jantando num restaurante do Rio.

1. DISTORÇE O PLANO DE DEUS vers. 1-3

Em primeiro lugar Tiago inicia uma repreensão como já o fizera no vers. 4:13 – uso profético ele se dirige a uma classe social específica – Atendei, agora, ricos: chorai, lamentem. Antecipadamente o profeta Tiago anuncia o juízo que vira, e que a alegria que trazem as riquezas será transformadas em tristeza. Este foi o ensino de Jesus no Evangelho de Lucas. E a preocupação com os pobres já estava no ensino que Deus deu a Moisés, nos livros de Sabedoria onde o rico é colocado entre os maus.

TIPOS DE RIQUEZAS: (na época e hoje também) Os tesouros acumulados que Tiago aponta

*1.1. Vossas riquezas estão corruptas: terras, plantios, safras, negócios. Qual era o alvo de Deus para dar a uma pessoa ou família a posse de uma terra: Abraão, Jacó, José, O ensino da lei/Pentateuco. Esta riqueza foge do plano de Deus, pois estão corruptas: foram mal adquiridas, foram usadas erradamente – usadas para opressão e exploração (Boicote no Chile, Imposto no Brasil) É isto que Deus esta dizendo – Vocês serão devorados na vossa carne.

*1.2. Vossas roupagens: Os povos orientais naquela época gastavam grandes somas em dinheiro adquirindo roupas caras, e isto envolvia trajes femininos e masculinos. Ora no plano de Deus a roupa não foi feita para ser comida das traças nem para que sejam estocadas. O primeiro alfaiate foi DEUS que criou trajes para cobrir a nudez, proteger o ser humano.

Ilustração: A foto num e-mail um Abutre e uma criança nua quase desfalecendo)

*1.3. Vosso ouro e prata: foi acumulo de riqueza que elas se enferrujaram. Não está sendo corretamente usada a riqueza. Ela esta sendo estocada enquanto os trabalhadores não recebiam o seu salário digno. É isto que vira logo mais no vers. 4

A palavra de juízo dada por Deus através de Tiago era que as terras (riquezas, safra, etc) não estavam cumprindo o papel que Deus tinha dado. A roupa servia de alimento as traças e as riquezas enferrujavam. Neste uso Deus se aborrece pois esta POSSE esta sendo mal administrada.

A esperança dos oprimidos está no versículo 4 “…o clamor já foi ouvido pelo Sr. dos Exércitos

2. TIRA O SUSTENTO DIÁRIO vers. 4 (rouba a vida)

Deus denuncia “o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos por vós foi retido com fraude”. O salário sofre o arrocho. Este arrocho é fruto da fraude com que os trabalhadores sofriam e sofre no recebimento diário do seu salário – isto é arrocho salarial e Deus se aborrece com isso. E Estes trabalhadores fizeram um caminho correto o texto diz

BLH 4 e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso.

RC: 4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

Inventasse tantos santos para tantas profissões, mas quem está preocupado e vai julgar o seu opressor ‘DEUS. Os clamores entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Isto não é um convite para uma “conformidade cristã”pelo contrário Tiago é uma pessoa usada por Deus para levar a mensagem de juízo aos patrões que não cumprem a sua função social. Tiago está denunciando uma situação social, uma situação pé no chão na terra. Deus pode e deve usar você no seu sindicato, na sua agremiação. Deus precisa de Tiagos no Brasil de hoje

Deus se apaixonou por 4 classe sociais: pobre, viúva, órfão e estrangeiro

Êxodo 23:3 Não faça injustiça, nem mesmo para favorecer o pobre.

Êxodo 23:6 -Quando um pobre comparecer ao tribunal, não cometa injustiça contra ele.

Deuteronômio 24:12 Se ele for pobre, não fique com a capa durante a noite;

Deuteronômio 24:14 -Não explore o empregado pobre e humilde, que é pago por dia, seja ele israelita ou um estrangeiro que mora na cidade onde você vive.

Deuteronômio 24:15 Pague o salário dele no mesmo dia, antes do pôr-do-sol, pois ele é pobre e espera ansioso pelo dinheiro. Se você não pagar, ele gritará ao Deus Eterno contra você, e você será culpado de pecado.

Salmos 12:5 Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira.

Isaías 10:1 Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão,

Jr 22:13 Ai daquele que constrói a sua casa com injustiça e desonestidade, não pagando os salários dos seus vizinhos e fazendo com que trabalhem de graça.

“Até que ponto, ó ricos, continuareis vos estendendo em vossa avareza insensata? Tencionais ser os únicos habitantes da terra? Por que expulsais aqueles que convosco compartilham da natureza, exigindo-a toda para vós mesmos? A terra foi feita para todos, para os ricos e para os pobres igualmente. Por que vós, os ricos, a reivindicais como se fosse vosso direito exclusivo? A propriedade não tem direitos. A Terra é do Senhor, porquanto somo sua geração (Pais da Igreja Ambrósio)

3. MODIFICA A SENSIBILIDADE ÀS NECESSIDADES vers. 5-6

Chama a atenção: que estes dois versículos usam o mesmo verbo TER. O importante para estes ricos e também de hoje é alcançar os seus gostos. A BLH traduz estes vers. Da seguinte forma

5 Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro. 6 Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês

Quatro afirmações que mostram que Deus estava e está condenando o mau uso das riquezas ou das condições de vida. Tanto o fraude/corrupção Deus está condenando, mas também Ele condena o seu mau uso.

A procura de uma vida luxuosa, egoísta e despreocupada com as necessidades dos outros é condenada por Deus e aponta o seu aborrecimento. Deus já tinha condenado a fraude e conseqüentemente a retenção dos salários. Agora temos 4 pecados específicos fruto de uma opressão econômica e fraudulenta..

3.1 Tendes vivido regaladamente: Vivem nos prazeres (hedonistas) (Gr. Vida opulenta, vícios, orgia).

3.2. tendes vivido nos prazeres: Vive para si mesmo e gosta de excessos

3.3. tendes engordado o vosso coração: tanta opulência que os corações engordam

3.4. tendes condenado e matado o justo (Os cristãos pobres, Jesus, Estevão)

AT: DEUS ABORRECE A OPRESSÃO

1. DISTORÇE O PLANO DE DEUS vers. 1-3

2. TIRA O SUSTENTO DIÁRIO VERS. 4 (rouba a vida)

3. MODIFICA A SENSIBILIDADE ÀS NECESSIDADES vers. 5-6

No começo eu questionei sobre a oração pergunto ate que ponto você tem orado pelo social, pela libertação de qualquer tipo de opressão.

· Povo de Deus estava escravo no Egito oprimido eles clamaram e Deus libertou e sepultou no mar o grande exercito de Faraó

· O livro de Juízes relata que cada vez que o povo estava em opressão clamava a Deus e ele providenciava o salvador

· O Povo foi levado cativo para a babilônia. Deus levantou Ciro rei persa domino a Babilônia e restaurou o povo de Deus

· A síria dominou o povo de Deus,e ste clamaram e Deus levantou o sacerdote Judas Macabeus e junto aos seus filhos que o sucederam na liderança libertaram Jerusalém e foram restaurados povo e religião

· Este texto de Tiago comentaristas e a história apontam como seu cumprimento 25 anos mais tarde quando Jerusalém foi invadido por o Coronel Tito e sitiou a cidade e destruiu o templo. O historiador judeu Flavio Josefo escreve no seu livro Historia dos Hebreus como aconteceu esta matança e julgamento.

Tudo isto continua com o grito de esperança do vers 7-8 continua…

Comentários

comments

Contribua com sua opinião