Antes de tudo (oração)

I Timóteo 2,1-8


Qual o lugar que a oração ocupa na tua vida meu irmão e minha irmã? Que valor dá você à oração? No texto Paulo encoraja, apela, convida, exorta o povo de Deus à súplica, à oração, à intercessão, à ação de graças.


(Proton Pantom) – Antes de tudo! Diz Paulo. O que queria Paulo dizer? Paulo revela dimensões da oração.


DIMENSÃO TEMPORAL
Antes de tudo quer dizer em tempo anterior a toda e qualquer outra iniciativa. O que você faz quando surge um desafio na sua vida? Realmente ora? Receio termos nos tornado, muitas vezes, agentes de secularização na prática, por que buscamos muito pouco a Deus em oração. Normalmente tomamos iniciativas que a nossa experiência ou habilidades nos indicam. A dimensão temporal indica que antes de qualquer iniciativa devemos buscar a face de Deus.
Por que?
Porque se a oração funciona – e eu creio que ela de fato funciona – Deus pode projetar luz sobre o caminho a seguir, isto é, orando antes de tomar qualquer iniciativa podemos receber orientação prévia para não errar o caminho.
Orando, nos colocamos efetivamente no caminho da vontade de Deus, e não no caminho da nossa própria sabedoria e vontade. Trilhando o caminho da sabedoria humana podemos alcançar muito, mas jamais poderemos alcançar o que Deus tem para nós. Exorto, pois que ores antes de tudo.


DIMENSÃO MOTIVACIONAL
Antes de tudo quer dizer o mais importante do que tudo deve ser a busca da orientação celestial.
Antes de tudo, significa que o lugar que a oração ocupa na minha vida, revela o lugar que Deus ocupa no meu coração. Antes de tudo é uma chamada para que devolvamos a Deus o lugar que lhe é devido em nossa vida, dando o devido lugar a oração! O lugar que a oração ocupa na minha vida, seja ela profissional, afetiva, eclesiástica revela o lugar que na verdade Deus ocupa na minha vida!
O que é mais importante para você?
Se a oração é relacionamento com Deus, então o lugar que a oração ocupa na nossa vida revela inexoravelmente o lugar de Deus nela. Se você não dá valor à oração, também não dá valor a Deus! A prática da oração é prova da fé!!!
“Quero, pois que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. (1Tm 2, 8).
Eu posso orar em todo o lugar, as possibilidades da oração, são infinitas não há fronteiras. Eu devo orar em todo o lugar.


DIMENSÃO QUALITATIVA Antes de tudo, quer dizer que a oração deve ser encarada como o melhor caminho para viver. No texto há um exemplo concreto. Depois de dizer que a nossa oração deve ter em mira todos os homens sem distinção alguma. (1Tm 2,2)
Antes de tudo, significa antes do que tudo o mais. Antes de tudo, significa mais importante do que tudo o mais. Antes de tudo, significa melhor do que tudo o mais que você fizer! Ore, em todo o tempo, ore em casa e no templo, na rua, no trabalho, na escola, ore em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda, isto é, lembrando-se que a oração não é mantra, não é fórmula mágica, porque Deus está mais interessado no crente que ora do que na oração. Santidade de vida e relacionamentos corretos e ajustados com os irmãos são qualidades essenciais na oração.


Qual o lugar que a oração ocupa na tua vida meu irmão e minha irmã? Que valor dá você à oração? Que seja entre nós bendita a hora de oração!  
 
* Ministro Encarregado da Missão Cristo Redentor em Ribeirão Pires

Comentários

comments

Contribua com sua opinião