Ansiedade Tem Cura

Neste sermão vamos aprender que Ansiedade tem cura.
Texto: Mateus 6:19-34

Introdução

Alguém certa vez disse: “Ansiedade é excesso de futuro.” Jesus por saber que isso era inerente ao ser humano tratou sobre esse assunto na passagem bíblica mencionada.

Preocupação é diferente de ansiedade. Aquela consiste em uma força que nos impele a honrarmos nossos compromissos a tempo, já essa decorre de um excesso de preocupação.

Existem 04 diretrizes para que o nosso coração esteja embasado, fundamentado em segurança e com isso não venhamos a sofrer de ansiedade, quais sejam:

Ansiedade tem cura – 1ª diretriz – escolha um lugar seguro para seus investimentos:

Jesus trata dessa diretriz nos versículos 19 e 21. Ele sabe que o que buscamos na verdade é a felicidade, então ele nos ordena a não colocarmos o nosso coração (todo nosso ser e energia) em coisas efêmeras, uma vez que a qualquer momento poderemos perdê-las. C.S. Lewis declarou “Não devemos colocar nossa alegria em qualquer coisas que podemos perder.”

Devemos, entretanto, ajuntar tesouros eternos que jamais os perderemos. Não que seja errado lutarmos para conquistar algo aqui nessa terra, até devemos, desde que tudo seja feito sob uma perspectiva de eternidade e para o reino de Deus.

Para evitarmos o mal da ansiedade devemos, pois, escolher um lugar seguro para os nossos investimentos. É assim que a bíblia nos ensina.

Já nos versículos 22-23, Jesus trata da consciência boa ou ruim acerca das coisas. Os olhos maus sempre buscam coisas terrenas que nunca suprem a nossa alma, o que traz ansiedade. Mas os olhos bons visam o que é eterno e traz paz: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, puro, amável…(Fl 4:8-9).

Ansiedade tem cura – 2ª diretriz – temos que escolher o nosso senhor:

O versículo 24 trata sobre essa segunda diretriz para evitar a ansiedade em nossas vidas. Não há como servir a dois senhores ao mesmo tempo. Qual o seu senhor (aquele a quem você presta adoração, dedicação, culto)? Será as riquezas pela qual você vive e luta? Esse versículo chama-nos a uma auto análise para sabermos a quem verdadeiramente servimos. Se os bens dessa terra são o nosso senhor, consequentemente seremos ansiosos porque tais bens são instáveis e inconstantes (só Deus é eterno e imutável). As pessoas, cujo senhor são as riquezas, são inquietas e ansiosas.

Todavia, Deus é o mesmo e seu amor é dura para sempre. Ele era, é e há de ser (alfa e ômega). Devemos pois, ter Deus como único senhor da nossa vida. A escolha correta nos conduzirá ao descanso, uma vez que nosso Deus é imutável.

Ansiedade tem cura – 3ª diretriz – devemos saber o nosso real valor para Deus:

(versículo 25-33) Normalmente, ou depreciamos ou exageramos o nosso valor para Deus. Ora somos vítimas, ora agimos segundo a teologia da prosperidade e exigimos que Deus nos sirva e invertemos os papéis.

O fato de Deus suprir nossas necessidades não implica em vivermos de maneira preguiçosa, descuidada e sem planejamento. Não é isso! É claro que devemos fazer a nossa parte, mas é Deus quem está no controle de todas as coisas, inclusive da nossa vida. Tire o fardo de achar que tudo depende somente de você para alcançar algo, porque é Deus quem abençoa a nossa vida quando Ele escolhe assim fazer e não segundo a nossa capacidade, bondade, etc.

Se Ele cuida das suas pequenas criaturas, como diz o texto bíblico, e supre as suas necessidades, muito mais cuidará de nós, pois somos filhos amados Dele. Tenha consciência do seu verdadeiro valor para Deus e não se torne uma pessoa ansiosa. Os gentios (aqueles que não conhecem a Deus) é que buscam demasiadamente essas coisas.

Jesus no texto afirma que somos homens de pequena fé quando andamos ansiosos com os cuidados da vida. A fé não é apenas para a salvação. Tudo é uma questão de fé. A bíblia afirma que o justo (justificado pelo sangue de Cristo) viverá pela fé (Hb 10:38).

Ansiedade tem cura – 4ª diretriz – decida soltar aquilo que não está ao seu alcance

(vers. 34): viver ansioso é decidir sofrer por antecipação. Dentro da soberania de Deus, não sabemos o que nos vai acontecer daqui a alguns instantes. As pessoas mais ansiosas são aquelas que escolheram ter o controle de tudo. No entanto, a soberania de Deus implica no fato Dele ter o controle de todas as coisas. TUDO está sob o Seu controle!! O fato de sermos cristãos não significa que nada de ruim nos irá acontecer, mas ainda que venha acontecer, Deus está no controle da situação e jamais entenderemos por completo os planos de Dele. Por isso, devemos descansar no poder, no amor, na perfeição e na soberania de Deus. Só assim teremos paz.

Há coisas que não estão ao nosso alcance, mas sim, ao alcance de Deus. Ele pode até nos fazer passar por um deserto, mas é para nos ensinar algo e ainda assim, Ele continuará no controle da situação adversa. Amém.

Autora: Wannah Fernanda

Visite: http://www.ejesus.com.br

*Veja outros sermões sobre Ansiedade:

A Paz do Deus de paz como remédio eficiente contra a ansiedade

Vencendo a ansiedade

Arrumando a bagunça gerada pela ansiedade

Comentários

comments

There are 1 comments

  1. Raphael

    Amém! Glória a Deus por compartilhar

Contribua com sua opinião