A Preciosa Felicidade (Sermão Para o Dia Da Bíblia)

Introdução

O Apocalipse é o livro da Revelação que Jesus Cristo fez à Sua Igreja para que esta pudesse encontrar conforto e segurança na sua caminhada implantando o Reino de Deus no coração do ser humano, através da evangelização dos povos, em meio às lutas, perseguições, provas, tentações e toda a sorte de coisas até que Ele volte. Portanto, ler a Palavra de Deus observando os seus preceitos é a mais preciosa bem-aventurança que o crente pode ter nesta terra. Nesta segunda semana de dezembro, quando comemoramos o Dia da Bíblia, é importante refletir em que sentido somos bem-aventurados como povo de Deus que ama as Sagradas Escrituras. O nosso Senhor Jesus Cristo, ora glorificado, nesta visão de João, o apóstolo, tem uma importante palavra de estímulo e de exortação, ao mesmo tempo, quando nos fala da bem-aventurança na vida do crente que se abebera das Santas Escrituras. Vejamos qual é o tríplice aspecto dessa preciosa felicidade.

I – A FELICIDADE DE LER – “Bem-aventurados aqueles que lêem…as palavras da profecia.”

Existem vários tipos de comportamento frente à Escritura: a) Dos Que Não Lêem. São aqueles que não têm o mínimo interesse de manusear a Palavra de Deus. Podem ter em seus lares Bíblias, e até luxuosas, mas apenas para enfeite. b) Dos Que Não Entendem. São aqueles que lendo-a sem a sabedoria, sem a iluminação do Espírito Santo a têm como um livro hermético, confuso ou apenas interessante. Nestes dois casos se cumprem as palavras do Senhor Jesus em Mateus 13.13 “Por isso, lhes falo em parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.” c) Dos Que Lêem e Entendem. São aqueles que passaram pela preciosa conversão, que nasceram de novo e sabem o que estão lendo, não importando a sua condição social.

II – A FELICIDADE DE OUVIR – “Bem-aventurados aqueles que ouvem…as palavras da profecia.”

Ouvir é outro qualificativo para que a pessoa possa se abeberar da fonte da Palavra de Deus. Aqueles que lêem precisam estar atentos para ouvir o que o Espírito Santo quer dizer. Somos uma sociedade humana sedenta pela leitura mas muito pouco interessada para ouvir o que Deus quer falar no coração. Existem: a) Os Que Ouvem Desinteressadamente. Quantos no passado apenas ouviram as palavras dos profetas e do Senhor Jesus, mas sem nenhum interesse. b) Dos Que Ouvem Interessadamente. São aqueles que estão atentos à Palavra de Deus e não deixam cair uma só delas.

III – A FELICIDADE DE GUARDAR – “Bem-aventurados aqueles que guardam…as cousas nela escritas.”

Tiago 1.22 nos mostra que devemos ser não apenas ouvintes, mas praticantes desta palavra. Conforme Matthew Henry “Frente a esta bem-aventurança para os que entesouram fielmente o que se diz neste livro, está (22.18,19) a maldição para o que tira ou acrescenta algo.” Ler, Ouvir, Guardar é a verdadeira felicidade do crente.

Conclusão. O que a Bíblia significa para você? É você um bem-aventurado por lê-la, ouvi-la, guardá-la como um precioso tesouro no seu coração?

Comentários

comments

Contribua com sua opinião