A estatura de varão perfeito

(Ef. 4:11.14)

Introdução :

É da vontade de Deus que todos busquem a estatura de varão
perfeito , ou seja sabemos que o homem é pecador desde o seu nascimento,
e também sabemos que não há homem que não peque, mas isto não quer dizer que
devemos nos acomodar em viver sem buscar o máximo do nosso potencial em uma vida mais próxima possível da perfeição. Pois assim falou o apóstolo Paulo em Fp 3:13 ” Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mm , prossigo para o alvo……”. Paulo diz não que já o tenha alcançado…. Nós estamos constantemente aprendendo na vida, em Lc 15:11-32 vemos a passagem do filho pródigo, que nos mostra quanto a escola da vida ensinou aquele filho, que deixou o aposento do pai amoroso para tentar a própria sorte . O amor de pai é incomparável quanto mais o Pai
Celestial.

O filho aprendeu uma grande lição , por mais defeito que o seu pai pudesse ter, este conseguia vencer, porém o filho sentiu na própria pele o que é ter que lutar na vida.

Alguns fatores importantes para que cheguemos a estatura de varão perfeito.

1) vers.11 – Deus organiza a sua igreja instituindo diferentes funções para os seus discípulos (apóstolos, profetas, evangelistas , pastores e doutores).
Porquê Deus instituiu estas funções ?

Resp.: v12- tendo em vista o APERFEIÇOAMENTO dos santos (nós), para o DESMPENHO do ministério, para a EDIFICAÇÃO do corpo de Cristo (igreja) .
Vimos então que é da vontade de Deus que todos se aperfeiçoem (perfeição),
para que possam desempenharem (renderem ) mais em suas funções sejam elas
quais forem. Para que a igreja cresça ( edificação) fisicamente e espiritualmente.

2) Porquê isto?

Resp.: Para que não sejamos mais meninos inconstantes ( instáveis, negligentes )
O apóstolo Paulo diz aos corintos em 1 Cor 13:11 Quando eu era menino , falava como menino, raciocinava como menino . Mas logo que cheguei a ser homem , acabei com as coisas de menino.

Deus quer que deixemos as coisa de menino e busquemos com toda a força a estatura de varão perfeito. Não estamos falando para deixar a simplicidade que há em uma criança , ou a sua pureza, mas sim as outras coisas infantis como por exemplo: Criança não tem responsabilidade, não é pontual, não tem compromissos sérios, não vê dificuldades em nada. Temos que deixar essas coisas , se quisermos crescer.

Para isso não precisa sair da casa do pai como o filho pródigo, mas precisa se preparar buscando aperfeiçoar os seus caminhos.

Pv 4:18 – A vereda dos justos é como a luz da aurora , que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Você já percebeu como a luz do amanhecer vai nascendo, vencendo todas as trevas até que se torna dia perfeito.

Pois bem esta é a vontade de Deus para ti, que alcances a estatura de varão perfeito. Faça uma auto analise elimine aquilo que não esta colaborando para a glória de Deus e você vai brilhar mais e mais até ser dia perfeito.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião