A realidade da morte

Introdução:

Salmos 23.4
A morte é algo em que pensamos somente quando perdemos uma pessoa que amamos muito e ai sempre perguntamos: Porque isso acontece? Porque ela morreu? Porque temos que morrer? Se tivermos a Cristo porque temos que morrer? A fé nos prepara para enfrentar a morte?
Mas a pergunta que nem sempre fazemos e que devemos nos fazer é: O que podemos aprender nesse momento de dor e tristeza?
A palavra de Deus pode nos ensinar varias lições sobre como enfrentar a realidade da morte.

1. NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE PERDER SUA VIDA FISICA

• Hebreus 9.27: “.. o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo…”
• Tenho uma irmã que congrega comigo que toda vez que falo em morte nos meus sermões ela imediatamente demonstra que não está preparada para morrer.
• A única certeza que temos nessa vida e de que vamos morrer um dia.

2. PRECISAMOS NOS LIBERTAR DO MEDO DA MORTE

• Quem tem medo de morrer vive preocupado o tempo todo…
• Salmos 23.4: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”.
• Filipenses 1:21: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”
• Em Cristo a morte assume outra forma… A forma de vida (João 11:25). “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá…”. Você que está aqui nesse momento pode acreditar nisso?

3. COMO VIVEMOS É COMO MORREREMOS
• O que determina o momento final de nossa existência é a maneira como vivemos a nossa vida
• Para aqueles que aprendem desde cedo a viver com Deus, a morte deixa de ser o trágico fim para ser o começo de uma nova vida.
• Na Bíblia encontramos essa afirmação: “Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados, os justos, porém, até em face da morte encontram refugio” Provérbios 14.32

Conclusão

Costumo dizer que ninguém gosta de perder um ente querido. Gostaríamos que ele ficasse para sempre ao nosso lado. Contudo Deus é quem tem o controle da vida e da morte Então o que temos que fazer é refletir nas palavras do apostolo Paulo e deixar que elas façam sentido para nós:“Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Romanos 14:8).

Pastor Silvano da Silva Reis

Comentários

comments

Contribua com sua opinião