Aprendendo com Jesus e aprendendo Jesus

Jesus inicia o seu ministério com profundas declarações no seu famoso sermão que é conhecido como sermão do Monte. Uma das declarações das bens aventuranças é essa: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” Mt 5:5.
Jesus sempre deixou bem claro nos seus ensinos que ele veio ao mundo para nos salvar e também para nos transformar. Ele não somente nos salva do pecado e da condenação eterna, mas também transforma a nossa vida enquanto estamos neste mundo.
O texto de hoje (Mt 11.28-30) é onde Jesus faz de maneira bem clara esse convite: ir ao seu encontro e ter a vida transformada.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11.28-30

I. Destaco alguns pontos importantes desse convite:
1. Convite é ousado, franco e destemido. Não é para fazer isso ou aquilo, comprar isso ou aquilo, ir a esse ou a tal lugar. O que faz o convite é o ponto de chegada do convite.
2. Convite é geral, aberto ao público. Quem dentre o seu público que se encontrar nas condições descritas por ele, estão convidados e serão aceitos. Os cansados, os sobrecarregados, os oprimidos, os sem-esperanças, sem rumos.
3. Convite é grátis e propõe uma troca. Tomar o jugo de Jesus e aprender com Jesus para receber de Jesus o descanso e alívio que alma está buscando.

II. Destaco outros pontos importantes nesse convite
1. Aprender. Aumentar o conhecimento, ouvir, ser informado, aprender pelo uso e pela prática. Portanto, não é apenas um conhecimento acadêmico ou teórico. Aqui significa adquirir o hábito de fazer alguma coisa.
Aprender está no imperativo. Quem emite a ordem espera dos que a ouvem que a mesma será obedecida. Aprender então não é uma opção, mas um mandamento.
2. O mestre Jesus identifica suas qualidades: manso e humilde.
3. Encontrará. O modo indicativo do verbo encontrar é a simples declaração de um fato. Se a ação for realizada isso acontecerá.
4. O objeto dessa busca: descanso para a alma. Vai cessar aquilo que está atormentando, perturbando a alma.

III. Destaco como podemos ver isso em detalhes.
1. Lendo o texto de Efésios 4.
2. Temos aqui como o Ap. Paulo entendeu o que significa aprender com Cristo e aprender o Cristo.
3. Assim como Cristo esvaziou-se de si mesmo, para assumir a forma de servo, ele pede que nós nos esvaziemos de nós mesmo e assumamos a forma de aprendiz, de discípulo.
4. Não existe outra maneira de aprender sem passar pelo processo da humilhação. Quem é auto-suficiente não tem espaço para aprender.
5. O descanso não está em ser completamente livre, mas está em ser atrelado a Jesus. “Sem mim, nada podeis fazer”. Tomar o jugo: ser governado e ensinado por Jesus.

IV. Destaco algo importante a respeito dos mandamentos de Jesus
1. Cristo é o mestre e a lição, é o guia e o caminho. Nós aprendemos com Cristo e aprendemos o Cristo.
2. Algumas palavras de Jesus a respeito dos seus mandamentos. Seria bom recordarmos que ele esperar que pratiquemos os seus mandamentos como prova do nosso amor por ele. Guardar os mandamentos não são mais um peso, como aquele que a lei colocava no passado, guardar agora é fruto do amor por Jesus.
• Jo 14.15 – Se me amais, guardai os meus mandamentos.
• Jo 13:34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
• Jo 14:15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
• Jo 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
• Jo 15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
• Jo 15:12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Conclusão
Quando pensamos que fazer a vontade de Deus, ou praticar os mandamentos de Jesus nos dias de hoje, pensamos nas dificuldades dessa prática, todavia, lemos em 1 Jo 5:3 as seguintes palavras: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus manda-mentos; e os seus mandamentos não são pesados”.
Assim sendo, temos um desafio importante e crucial: aprender com Jesus e aprender Jesus e praticar o que aprendemos para (1) encontrar descanso e (2) mostrar ao mundo que Jesus Cristo é de fato o Salvador da humanidade.

tag: cristo, discipulado, pratica crista

Comentários

comments

Contribua com sua opinião