Segundo a maioria dos estudiosos, as igrejas do Apocalipse representam todos os tipos de igrejas existentes, bem como retrata a história da igreja através dos séculos.
IGREJA DE FILADÉLFIA
Apocalipse 3.7-13
7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: “Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. 8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. 9 Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei. 10 Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. 11 “Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. 12 Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. 13 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas..
ANÁLISE DO TEXTO
• FILADÉLFIA significa amor fraternal – simboliza a igreja missionária e avivada – igreja não estatizada que existe a partir do século XVII até os dias atuais.
• Segundo alguns estudiosos esta igreja convive como o período da igreja de LAODICÉIA – a igreja paganizada da era final.
• Localizada no Vale do rio Hermo, que se abria para leste, era chamada de a porta aberta do Vale do Hermo. Usando a situação geográfica como referencial, Jesus diz que a igreja tem uma porta aberta pela frente.
• Cidade pequena, sem nenhuma atividade econômica de destaque. A igreja foi considerada era com pouca força (pequena e pobre) mas muito ativa (muitas obras).
• Local muito castigado por terremotos. Várias vezes reconstruída. Em função das várias reconstruções teve o seu nome mudado várias vezes. Para alguns isto representa a renovação constante da igreja.
• Possuía uma comunidade judaica forte que se opunha ao cristianismo. Os judeus se achavam os únicos a possuírem a chave dos céus. Jesus diz que somente Ele possui a verdadeira chave de Davi e a deu para a igreja.
• Jesus promete guardar essa igreja da grande provação que há de vir. Para alguns, isso representa o Arrebatamento.
• Duas promessas são dadas a essa igreja
1) Ser coluna do santuário de Deus. Uma coluna resiste aos constantes terremotos. A igreja permanecerá eternamente com Deus.
2) Gravar na igreja os nomes de Deus, o nome da Nova Jerusalém e o nome do próprio Jesus. Para uma igreja que teve vários nomes, agora ela terá um nome eterno.
• FILADÉLFIA representa a igreja ideal.
CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA IDEAL
1 – A IGREJA IDEAL É A IGREJA QUE AMA (filadélfia = amor fraterno)
• 1 João 4.8 “Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor”
2 – A IGREJA IDEAL É A ESPERANÇA DO MUNDO (chaves do Reino)
• MATEUS 16.18-19 18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la{3}. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”
3 – A IGREJA IDEAL É MISSIONÁRIA (porta aberta ao HERMO)
• Atos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas , tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”
4 – A IGREJA IDEAL É PURA (não é da sinagoga de Satanás)
• I João 3.3 “A si mesmo se purifica todo aquele que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”
5 – A IGREJA IDEAL É FIEL (guardar a Palavra)
• I Coríntios 15.58 “Meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”
6 – A IGREJA IDEAL SERÁ REDIMIDA (nome gravado na eternidade)
• Apocalipse 7.9-10 “…vi uma grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas e de palmas nas mãos: e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro pertence a salvação”
CONCLUSÃO
Segundo alguns estudiosos estamos vivendo a transição entre a Igreja de Filadelfo (ideal) e a Igreja de Laodicéia (a igreja paganizada dos últimos dias).
Existem hoje igrejas que são amorosa, fiéis, puras, missionárias, etc.
Também existem igrejas egoístas, heréticas, imorais, etc.
A igreja ideal vai para a glória. A igreja paganizada será desprezada pelo Senhor.
autor: Ricardo Aurino
Visite o site www.ejesus.com.br
//flp