O que é necessário a igreja crescer e ser edificada?
1. É necessário direção:
“cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (v.15):
É a partir de Cristo, a cabeça, que o corpo cresce e desenvolve sua capacidades. Cristo é centro, que dá a direção e a motivação para estarmos juntos. O que faz sentido a essa comunidade não deve ser suas atividads, mas Cristo. Se Ele não nos motiva, nada nos motivará e qualqer outra motivação que não Cristo é passageira, circunstancial. Os membros só podem ser saudáveis e fortes quando cada um é obediente á direção que ele nos dá. Reconhecemos e declaramos nessa comunidade que Cristo é a nossa direção. Ele é o nosso caminho, a nossa verdade e a vida da igreja.
2. É necessário o envolvimento de todos:
“Dele todo o corpo” (v.16):
Por amor a Cristo e seu corpo, todos agora se envolvem. Cristo é a nossa motivação para o envolvimento. Nosso envolvimento não é fruto de alguém ficar te pedindo “faça isso, faça aquilo”. Todos se envolvem porque amam o Senhor. Jesus pergunto a Pedro: “você me ama?” “Se você me ama, cuida das minhas ovelhas”, disse Ele. Ou seja, demonstre esse amor no envolvimento com as ovelhas. O envolvimento não é de uma ou outra pessoa, é de todo o corpo. Todos são importantes.
3. É necessário organização:
“ajustado” (v.16):
Para que a igreja cresça e se desenvolva é necessário que todos trabalhem de forma coordenada. Não se trata de estarmos envolvidos em projetos de interesse pessoal. Temos senso de direção por causa de Cristo; por causa todos se envolvem, e para isso é necessário organização e administração. O corpo é um organismo que necessita de organização. A palavra de ordem aqui é “ajustado”. O desajuste é fruto da ausência de organização. Ajuste o organização não significa perda de criatividade e espontaineidade. Ajustar significa ter a estrutura correta para que a criatividade e espontaneidade tenham um ambiente adequado para florecer.
4. É necessário trabalhar em equipe:
“unido pelo auxílio de todas as juntas” (v.16):
A palavra “junta” significa: toque, contato, pegar, ponto de contato. Isso complementa o que foi dito no ponto anterior: Não podemos trabalhar de forma descoordenada, bagunçada, sem organizaão. Antes o nosso trabalho deve ser coordenado. É trabalho em equipe onde todos são importantes, um entrando em contato com o outro, um apegado ao outro, onde todos são pontos de contato. Cada pessoa funciona como uma junta da equipe coordenada. Vejam: estamos (o corpo) ligado ao cabeça e a cada um de nós é a liga, o ponto de contato para fluir o alimento para o corpo. Uma igreja sem senso de equipe jamais será uma igreja unida, forte, que cresce, antes, teremos cada um querendo fazer o que bem entende. Ao contrário disso, somos dependentes de todos e todos dependentes de Cristo, a cabeça.
5. É necessário que todos saibam sua missão no corpo:
“cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (v.16):
O todo é constituido das partes. Cada parte deve cooperar visando o suprimento do corpo. Cada parte realiza sua função, seja ela qual for. Por isso cada um de nós deve possuir um profundo senso de missão, ou seja, quem sou eu e o que devo fazer. Deus respeita a identidade de cada um dentro do corpo, mas é necessário que cada um de nós saiba claramente qual é o seu ministério para poder cooperar. Enquanto apenas uns se procupam em trabalhar e outros estão apenas observando, nunca conseguiremos desenvolver a missão para a qual Deus tem nos chamado. Note como você é importante aqui, pois o corpo “cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”
Conclusão:
Estamos experimentando algo muito forte e bonito. Nos reunimos cinco vezes: duas no prédio do Edcesar e Claudia, depois no prédio do Marcio e Silvia, e nas duas últimas vezes no Morada do Sol. Hoje Deus nos reuniu aqui, aos domingos, para qe todos pudéssem participar. Todos aqui podem testemunhar que “o amor de Cristo nos constrange” a fazer o que estamos fazendo (2 Co 5:14). Nossa vocação é amar: por duas vezes esse texto nos convida a amar: (1) seguindo a verdade em amor e (2) cresce e edifica-se a si mesmo em amor.