As marcas do cristão

Num sentido literal, é claro que o apóstolo Paulo está falando nesse texto dos sofrimentos que passou por Cristo. Mas num sentido mais abrangente, gostaria de trazer à nossa reflexão quais seriam as marcas que deveriam nos identificar como cristãos. Infelizmente temos sido reconhecidos mais pelo que não fazemos do que pelo que fazemos ou somos. Se perguntarmos às pessoas como elas identificam um crente, logo ouviremos: “é aquele que não bebe, não fuma, não joga, não dança, não fala palavrão, não rouba, não adultera…”. Penso que tudo isso é uma obrigação, não só dos crentes, mas de todas as pessoas. Marca é algo que se adquire através de experiência. Vejamos na Palavra quais são as marcas dos verdadeiros cristãos:

BOM PROCEDIMENTO – II Reis 4:8, 9 – o procedimento de Eliseu toda vez que se encontrava com aquele casal os fez concluir que era um santo homem de Deus. O santo homem de Deus não precisa divulgar suas marcas. Elas são vistas pelas pessoas. As pessoas têm visto, mesmo sem você falar, que você é um cristão?

BOCA LIMPA – Mateus 26:73, 74 – vemos aqui Pedro sendo reconhecido pela sua maneira de falar como sendo um dos que estavam com Jesus. A criada disse: “seu modo de falar te condena”. Pedro até xingou pra ver se ela desistia de reconhece-lo, pois estava com medo de morrer. Aquele que anda com Cristo obrigatoriamente tem sua maneira de falar mudada. Que tipo de palavras tem saído de sua boca?

SEM MEDO – Atos 4:12, 13 – Pedro e João estavam ameaçados de morte e de prisão, mas continuavam anunciando o Evangelho de Jesus Cristo. As autoridades admiravam-se daqueles homens, pois não tinham estudo algum. Mesmo à contragosto todos tiveram que reconhecer: eles estiveram com Jesus. A ousadia, coragem e determinação eram suas marcas. Você tem falado de Jesus às pessoas?

VIDA DE AMOR – João 13:35 – nada do que fizermos ou falarmos terá efeito algum em nos identificar como cristãos a não ser que tenhamos um amor profundo pelo nosso próximo. Tanto por aqueles que estão conosco na Igreja como por aqueles que ainda estão fora. Deus á amor e exige de nós que tenhamos o mesmo amor para com nosso irmão (I João 4:8, 11). Você tem amado ao seu irmão?

Estamos chegando ao fim da história, onde os verdadeiros cristãos deverão apresentar suas marcas. Chega de blá, blá, blá. Chega de querer aparecer a fim de ser visto pelos homens. É tempo de recebermos as marcas de Cristo! VOCÊ QUER?

Comentários

comments

Contribua com sua opinião